terça-feira, 16 de junho de 2009

Fases do Contrato de Compra e venda (Liquidação)

À quantidade de moeda, a fixação do preço far-se-á tendo em consideração os seguintes aspectos;

Preços acordados - O preço resulta da negociação entre o vendedor e o comprador.

Preços fixos - O preço é determinado pelo vendedor, sem admitir qualquer possibilidade de redução.

Preços tabelados -
O preço é fixado em tabelas, oficialmente aprovadas e que não permitem ao comerciante qualquer alteração, sob risco de ficar sujeito a graves penalidades. É corrente nos produtos de primeira necessidade.

Preços correntes -
O preço é fixado pelo vendedor, conforme as condições de mercado, passiveis de redução.

Preços de concurso publico - As entidades que pretendem comprar ou vender anunciam, por escrito, o que pretendem, indicando as condições da sua realização. Os interessados fornecem, por escrito, os preços. O concorrente que oferecer o mais baixo preço e melhor qualidade será preferido.Este tipo de preços é utilizado nas grandes aquisições do Estado ou de grandes empresas.

Preços de leilão ou hasta publica –
A fixação do preço corresponde ao maior preço oferecido pelos interessados na aquisição. É fixado um preço base de licitação, a partir do qual se fazem sucessivas ofertas.

Preços de lota –
O preço de lota é idêntico aos preços de leilão. Aqui, o vendedor anuncia, em voz alta, que vende um certo produto a um dado preço e, caso não surjam interessados, ele próprio vai baixando sucessivamente esse preço, ate que alguém declare que aceita comprar mercadoria a esse valor: é o valor mais alto da escala dos preços propostos pelo vendedor que encontra quem esta disposto a paga-lo. É utilizado, geralmente, na venda de peixe por grosso.

Preços de bolsa de cotação –
O preço depende das condições de mercado ou das operações que foram realizadas na Bolsa para produtos de determinada natureza, tais como: acções, obrigações e outros títulos, mercadorias, entre outros.
Estas transacções são efectuadas por intermédio de corretores, que se encarregam de comprar e vender títulos por conta de terceiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário